O Núcleo de Cardio-Oncologia do Hospital Sírio-Libanês tem como objetivo oferecer um melhor suporte aos pacientes com câncer, tanto para a prevenção quanto para o tratamento precoce das doenças cardiovasculares. Todos os tratamentos oncológicos realizados no hospital são planejados também com um olhar cardiológico.
O Hospital Sírio-Libanês investe constantemente no cuidado integral ao paciente oncológico e, em particular, do ponto de vista cardiovascular. Desde 2011, oncologistas e cardiologistas ligados ao hospital trabalham juntos para identificar e tratar as complicações cardiovasculares relacionadas à terapia oncológica.
Os tratamentos para o combate ao câncer têm melhorado intensamente nas últimas décadas, com efeito significativo sobre a expectativa de vida. Em paralelo a esse progresso, no entanto, observa-se que vários pacientes oncológicos apresentam problemas cardiovasculares. Alguns porque já sofriam de doenças cardíacas antes do câncer e outros porque são afetados pelas cardiotoxicidades dos medicamentos oncológicos, que muitas vezes só são observadas depois de alguns anos de uso da medicação ou em determinados grupos populacionais.
Estima-se que aproximadamente 2% das pessoas que fazem uso de alguns tipos de medicamentos contra o câncer, os chamados medicamentos antineoplásicos, apresentem insuficiência cardíaca em decorrência da terapia.
Além de cuidados médicos, o Núcleo de Cardio-Oncologia busca valorizar a importância de se ter um estilo de vida mais saudável. Pessoas que seguem uma alimentação balanceada e praticam atividade física regularmente tendem a tolerar melhor os efeitos da quimioterapia.
A equipe do Núcleo de Cardio-Oncologia é composta por médicos cardiologistas, oncologistas e hematologistas que atuam em centros e institutos de referência de cardiologia e oncologia do País. Esses profissionais se dedicam constantemente à troca de informações sobre seus pacientes e propõem, conjuntamente, ações para prevenir ou minimizar a cardiotoxicidade.
Entre essas ações, destacam-se:
O Diagnóstico correto da descompensação cardiovascular.
A escolha por terapias oncológicas menos tóxicas ao coração.
A interrupção de algumas sessões de quimioterapia, quando possível.
As terapias complementares preventivas, como contra a hipertensão.
As recomendações para um estilo de vida saudável.
A equipe da Cardio-Oncologia também atua em pesquisa e educação, conduzindo registros de toxicidade cardíaca, participando de estudos clínicos e da formação de cardio-oncologistas.
Telefone: +55 (11) 3394-5001.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
© 2017 Hospital Sirio-Libanês. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade