Logon

 

 

OncologiaOncologia
CardiologiaCardiologia

Centro de Reabilitacão

Os exercícios físicos são indicados em pacientes com câncer, durante ou após o tratamento, como ferramenta para a manutenção do peso. Eles auxiliam na regulação de hormônios, na melhora do sistema imunológico, no aumento da força muscular e da capacidade aeróbia, resultando em redução dos sintomas de fadiga, ansiedade, e melhorando a qualidade de vida.

Os pacientes oncológicos que desenvolveram problemas cardíacos, em virtude do tratamento para o câncer (cardiotoxicidade), também se beneficiam desse Programa, sobretudo na melhora de sua capacidade física.

O Programa de Reabilitação em Cardio-oncologia do Hospital Sírio-Libanês consiste em um atendimento multiprofissional, que considera as características individuais do paciente, seu tipo de câncer e sua aptidão física, atentando-se para sintomas, efeitos adversos e contraindicações específicas.


Etapas do Programa de Reabilitação em Cardio-oncologia

  • Avaliação médica individualizada.

  • Avaliação cardiológica em exercício através do teste ergoespirométrico (também conhecido como teste cardiopulmonar ergoespirometria).

  • Avaliação e atendimento nutricional e bioimpedância.

  • Avaliação e atendimento psicológico.

  • Programa de exercícios físicos supervisionados.

  • Orientação de treinamento físico não supervisionado.

O programa de exercícios físicos supervisionados dura, em média, três a quatro meses, sendo duas a três sessões por semana. Depois desse período, o paciente é submetido a reavaliações com uma equipe multiprofissional com proposta comparativa e evolutiva, e também recebe orientação para se exercitar de forma não supervisionada, ou seja, fora do ambiente hospitalar.